Pois bem... será defeito de profissão, mas não só. Quando acedemos a um site institivamente estamos a avaliar a sua usabilidade. Eu faço-o conscientemente pela razão já mencionada, mas muitos fazem-no inconscientemente.
A usabilidade é um factor do qual o utilizador não tem, nem se deve lembrar. Aliás, o ideal é isso mesmo, é que ele consiga navegar fluidamente pelo site, encontrar o que pretende, sem ter que esbarrar em impossibilidades (páginas que não funcionam, links mortos, gráficos pesados demais que demoram eternidades a carregar). Essas coisas. Se entrarmos num site, navegarmos, sairmos, e estivermos bem - não tivermos coisas negativas a apontar. Então é um bom site em termos de usabilidade.
Tem que ser intuitivo e previsível.
E lembrei-me disto, porquê? Sim. Por causa do Hi5. Haja sitezinho com mais falta de usabilidade.... Não consigo editar o meu estado, não consigo aderir à minha faculdade, à 1ª vista olha-se para aquilo e é uma autêncica confusão. A única coisa que me faz ficar por lá - para já - são obviamente as pessoas. Vamos ver durante quanto tempo, sou capaz de lutar contra esta manifesta falta de usabilidade. Chega a deixar-me com os nervos em franja!
2 comentários:
Sim, quando não é usual uma pessoa tende a ignorar e não se embrenha no meio de uma aparente balbúrdia. Um site fluido é um site onde conseguimos pesquisar tudo e ainda voltarmos (detesto quando tenho de esperar uma eternidade para abrir uma página!).
O Hi5 já me pareceu confuso, mas habituei-me ;)
Pois... mas a usabilidade de um site "mede-se" precisamente quando alguém que não o conhece o tenta "usar" :)
Por isso é que acho aquilo o "descalabro" :D :D :D
Enviar um comentário