segunda-feira, março 30, 2009

A Marca do Assassino

Decidida a começar a ler todos os livros de Daniel Silva, que tinha nas prateleiras, resolvi principiar por este, por ser o único (de dois) publicado em português da série "Michael Osbourne".

Sem serem uns livros de acção estonteante, como o que acabara de ler, cheguei à conclusão que ainda assim, os livros de Daniel Silva de alguma forma nos conseguem prender desde o início. Os capítulos curtos como eu ADORO, permitem uma leitura pausada, que para quem não tem tempo para ler muito de cada vez, é realmente fantástica. Dei por mim a ler o livro bastante rápido até, porque pegava nele todos os dias, várias vezes ao dia, para ler pequenos bocados.

Michael Osbourne é um agente da CIA, especialista em terrorismo, que trabalha em Langley, após ter sido retirado do trabalho de campo, onde trabalhava em recrutamento sob disfarçe, por a sua verdadeira identidade ter ficado comprometida. Apesar de casado e feliz com Elizabeth, vários anos antes de a conhecer, viu um amor seu ser assassinado nos seus braços, com 3 tiros na cara: Sarah, uma estudante de arte abastada com tendências esquerdistas, que conhecera quando trabalhara em Londres.

No início do livro, o Estados Unidos são alvos de um atentado terrorista, que apesar de ter sido reivindicado e atribuído a um conhecido grupo, leva Michael a crer que algo mais está por detrás deste acontecimento, quando o facto de terem encontrado um dos terroristas assassinado com 3 tiros na face, o leva a crer que o implacável assassino de Sarah está envolvido no atentado.

Após um agente inglês ter aparecido morto, também ele com 3 tiros na face, Michael decide viajar para londres, para averiguar as circunstâncias do seu assassínio. Na altura em que ía voltar para os Estados Unidos, vê-se coincidentemente envolvido em acontecimentos que mudam o rumo da sua investigação, e Michael torna-se um predador, numa perseguição independente ao homem responsável pelo assassínio de Sarah. Viajando pelo globo na sua perseguição, Michael acaba por se tornar a presa, em vez do predador, colocando em risco a sua vida tal como a conhece.

Gostei bastante de ler este livro, o ritmo apesar de mais lento do que eu geralmente aprecio, deixa-nos conhecer mais profundamente os personagens, entre os quais o próprio assassino.

Realmente Daniel Silva é um belíssimo escritor de espionagem e, como eu já desconfiava (ou não tivesse todos os seus livros), passa agora para a minha lista de autores preferidos.

1 comentário:

Dina disse...

Também já li alguns livros do Daniel Silva e realmente valem a pena.