terça-feira, janeiro 06, 2009

Thomas Gifford

Antes de escrever a minha singela opinião sobre "Crime na cidade de Saints rest", queria salientar a injustiça da comparação de "Assassini" com "O Código Da Vinci" o "Anjos e Demónios" - e olhem que sou grande fã deste ultimo... A verdade é que - quando muito - a verdade seria o inverso, pois Gifford escreveu Assassini em 1990, enquanto Dan Brown surgiu com o Anjos em 2000... Mas enfim, as nossas editoras não querem saber desses "pequenos" pormenores, então quando publicaram Assassini em 2005, toca a comparar os 2 livros, para tentar despoletar as vendas do último a qualquer custo.

Enfim.... só acho injusto. Para os mais distraídos, parece incluir Thomas Gifford naquela amálgama de romances que foram publicados pós-Código para se aproveitarem do sucesso do género literário. E isso é injusto.

Por curiosidade (um pouco mórbida), Gifford faleceu em 2000 - antes da febre do Código portanto, vítima de cancro :( Nós leitores, ficámos a perder...

(imagem retirada de www.wilfriedbluhm.de)

2 comentários:

Pedro disse...

(fazem a comparação com "O Código da Vinci" ou "Anjos e Demónios"? Quando li o livro de Gifford este último é que era referido... =P Pronto, eu sei, é algo insignificante xD)

Li "Assassini" e "Anjos e Demónios". Adorei ambos. Pessoalmente, "Anjos e Demónios" entrou na minha lista de preferidos, e "Assassini" não chegou lá... No entanto, para mim, o livro de Gifford é muito mais completo, complexo e mais, digamos, "genial", do que o livro de Brown. Até me custa a compará-los, porque "Assassini" é um livro muito mais elaborado.

Por um lado, compreendo o porquê da comparação, apenas acho que bem que podiam ter referido o livro de Gifford como antecessor, e não sucessor como parece =/ (sim, porque claramente foi um golpe de marketing)

anaaaatchim! disse...

Pedro, agora deixaste-me a pensar... vou ter que me levantar e ir à estante confirmar qual é a comparação que fazem :)

(a ir à estante)

Tens razão :) (e memória de elefante) a comparação é com o Anjos ;)