quinta-feira, fevereiro 26, 2009

Sabiam que...



Sabiam que no "sítio do costume" (vulgo Pingo Doce), estão a oferecer uns sacos giríssimos em tela, para transportarmos as compras? É verdade, o Helder ontem chegou a casa todo "lampeiro" com um desses =) São resistentes, laváveis e giros, giros!

Para compras dos 3 aos 15 euros, oferecem 1 saco, para compras superiores a 15 Euros, oferecem 2 sacos (e a oferta está limitada ao stock existente claro).

Isto vem no seguimento da campanha ecológica que esta cadeia começou a implementar em 2007, em que os clientes passaram a pagar os sacos plásticos para transportarem as suas compras, sacos esses que são trocados gratuitamente quando estragados, na própria loja.

Os números que o Pingo Doce divulgou, são arrasadores:

"Em 2007, introduzimos os novos sacos de plástico mais resistentes e reutilizáveis e os resultados estão à vista: menos 60% de consumo de sacos plásticos em menos de 2 anos.

Ou seja: menos 400 toneladas de resíduos plásticos depositados em aterros.

Menos 950 toneladas de dióxido de carbono emitidas para a atmosfera.

Menos 750 toneladas de petróleo e gás natural"

Claro que os números não podem ser tão redondos assim, pois as pessoas deixaram de utilizar tantos sacos plástico (desta cadeia de supermercados) para colocar o lixo, mas se calhar tiveram que passar a comprar dos outros próprios para o lixo... mas ainda assim, com certeza começaram a pensar 2 vezes antes de inutilizar por "dá cá aquela palha" um saco de plástico do Pingo Doce... são estatísticas animadoras, não? =)

...cá em casa levantou-nos o problema da escassez de sacos plásticos, para depositar os xixis e os presentes do Denis... por isso somos mais poupadinhos, hahahaha!! =)

6 comentários:

Kate Zinha disse...

Continuo a usa-los para por o lixo. São melhores, mais resistentes e maiores.

Anónimo disse...

Vinha cá ver se via a Mafaldocas no carnaval mas levo com sacos do Pingo Doce... Ninguém merece pá!

WhiteLady3 disse...

Eu tenho desses sacos em tela, mas foram-me dados na farmácia nos últimos dois anos, por ocasião do Natal. Andam sempre no carro para ir às compras. Já os sacos de plástico sempre foram e continuam a ser para o lixo ou para carregar outras coisas de vez em quando.

Cá em casa: reduz-se, reutiliza-se e recicla-se. :)

anaaaatchim! disse...

Gata, a Srª que faz as limpezas cá em casa também gosta de os utilizar para o lixo... mas como os pagamos, dói-me um bocadinho a alma, hahaha!!

Óooo Angela, tu é que não viste que o sacos são MESMO giros =) ...e a Mafaldocas não se mascarou no carnaval =) Talvez para o ano quando já andar na escolinha ;)

WhiteLady, gabo-te a paciência... eu vou reciclando alguma coisa, mas devia reciclar muito mais =( (sou uma vergonha... )

WhiteLady3 disse...

Não é preciso muita paciência para reciclar. :P Temos o caixote do lixo e ao lado um saco para embalagens, outro para vidros e um saco de papel para... o papel, como é óbvio. E temos um ecoponto ao fundo da rua, que também ajuda.

sofia costa disse...

São muito giros e eu também já tenho um... Mas eu já fazia isso com os sacos da Ikea, tanto os de papel como os azuis de plástico, levo-os para trazer compras dos hipermercados, quando me lembro. De qualquer forma uso para o lixo os que trago quando me esqueço de levar dos outros, ou os que me trazem no continente online, é reutilizar, também é uma medida para poupar o ambiente. E cá em casa reciclamos tudo o que podemos, temos caixas para vidro, embalagens e papeis e quando temos tempo lá vamos nós com essas caixas e mais uma montanha de sacos extra cheios porque já não cabiam nas caixas. É impressionante q quantidade de lixo que se cria!!!!