segunda-feira, agosto 11, 2008

Mutação Polar

Depois de ler o "Cidade Perdida", tratei logo de comprar os restantes livros de Clive Cussler, publicados em Portugal, de tal modo fiquei com a "boca adoçada".

Este "Mutação Polar" veio confirmar o meu gosto por este autor. É mesmo daquela leitura que me enche as medidas: muita aventura, um ritmo bem acelerado, e claro... mete sempre o mar, o que eu adoro. Resumindo... é daqueles livros que (pelo menos eu) pego, e não apetece largar mais, MAS... como tenho mesmo que largar, aproveito todos os minutinhos para ler mais um bocado :)

O pequeno excerto que aqui deixei no outro dia, é uma parte do prólogo, que nos leva para a altura em que a Rússia invade a Prússia. Nessa altura um assassino - que vimos a descobrir que se trata de um membro da resistência alemã - rapta um cientista do seu laboratório, para que ele e o seu trabalho não caiam nas mãos dos alemães.

Nos dias de hoje, o trabalho desse cientista é interpretado e utilizado da maneira que ele mais receava: para fazer o mal, a uma escala inimaginável. Existe uma série de medidas que podem ser tomadas para prevenir essa catástrofe, que só o cientista conhece, o problema é que ele já faleceu, e a sua neta está no poder dessa valiosa informação, sem o saber!

...e mais não conto :) Claro que como estou aqui a escrever no blog, tudo correu pelo melhor, e o mundo não acabou, hehehehe!

O que é certo é que nestes livros, os acontecimentos atropelam-se de tal maneira que só queremos ler mais, e mais!

Chegada ao fim a leitura, tratei logo de pegar no "Serpente" do mesmo autor, e eis que descubro que ESTE é o livro que deveria ter sido primeiro editado pela saída de emergência. Enfim... infelizmente as editoras já nos começam a deixar habituados a esta desordem :(

A ordem correcta dos livros (que são 6 ao todo, mas dos quais apenas 4 foram publicados até agora) é: "Serpente", "Blue Gold" (Ouro Azul talvez...), "Gelo Ardente", "White Death" (talvez venha a ser Morte Branca), "Cidade Perdida" e "Mutação Polar"

A ordem editada em Portugal: "Mutação Polar" (no original o 6º), "Cidade Perdida" (o 5º), "Serpente" (o 1º), e "Gelo Ardente" (o 3º)... Para quando o 2º e o 5º, e por que ordem? Só a Saíde de Emergência o sabe...

4 comentários:

Pedro disse...

Fiquei ainda mais curioso! Estou a ver que são leitura obrigatória, não quero deixar de lado!!!

Fico à espera da próxima opinião ("Serpente", de todos, é o que mais me fascina).

Uma coisa: esses seis livros, têm alguma ligação entre eles ou são apenas a ordem pela qual o autor escreveu?

ccc disse...

Tenho que concordar com o Pedro, a curiosidade aumenta :)
Essas desordens já são comuns mas a mim faz-me imensa confusão. Gosto de tudo organizado mas enfim... temos que nos sujeitar.

Anónimo disse...

ja enviaste um mail para a editora a esclarecer o teu ponto de vista? já agora quando receberes a resposta deles, publica-a no teu blog para poder-mos ver o que dizem Continuação de um bom blog!

Anónimo disse...

Ana, também comecei a ler Clive Cussler há pouco, e também comecei com o Mutação Polar. E estou a gostar.

Para além desses 6 que referiste, e muito bem, Cussler tem mais 20 livros de uma outra colecção (Dirk Pitt Novels), e outros 6 da colecção "The Oregon Files", infelizmente ambas não editadas em Portugal.