quinta-feira, junho 05, 2008

A Chave Gaudí

Acabei ontem de ler "A Chave Gaudí".

Surpreendentemente acabei por achar a história mais interessante do que esperava. O grande problema foi que demorei muito a entrosar a obra de Gaudí - que apenas conheço muito superficialmente, e que é deveras desconcertante, cheia de simbolos enigmáticos e outras coisas mais, elementos que este livro explora exaustivamente: são dragões, tartarugas, cruzes espaciais, matemática fractal e parabolóides pelo meio... Achei muito confuso no início.

A verdade é que a partir de certa altura já era normal eu pegar no livro... como demorei mais tempo a ler, parece que fiquei a conhecer melhor os personagens... e - linhas gerais - acabei por gostar. Gosto da história, da correria, das adivinhas, do prazo que se aproxima... mas o finalzinho mesmo, como é algo em que não acredito... não me enche as medidas. Por isso mesmo, n
ão penso que seja um livro que vá ler novamente - a menos que visite Barcelona, e possa ver todo o livro com outros olhos então!

Complicadinha esta minha apreciação, hein? :)

4 comentários:

Célia disse...

Estive em Barcelona no ano passado e o que mais gostei de ver foram as obra do Gaudí... por isso, tenho a impressão que ia gostar do livro!

anaaaatchim! disse...

Eu vi as tuas fotos do "aifaibe" :) Acredito que quem viu pessoalmente a Sagrada Família, La Pedrera e tantas das outras obras que este livro foca, deverá gostar imenso de o ler!!

Cristina disse...

Era um livro que tinha interesse em comprar, porque a sinopse me pareceu interessante, mas foram surgindo outros...

Gosto bastante de livros que estão assim especificamente associados a uma personagem ou à sua obra. Se fores a Barcelona, este pode ser um belo guia para interpretares aquilo que vÊs ;)

Pedro disse...

Bem te disse que a história poderia tornar-se melhor. Essa dos símbolos, elemetnso, etc., fascina-me imenso! Os segredos por detrás disso, para mim é do mais interessante.

Quer dizer... Afinal, sim ou não? xD Gostei da tua apreciação, esperava menos entusiasmo.