domingo, julho 01, 2007

Leituras

Gosto de ler. Acho que apanhei o "bichinho" pelo meu pai. E gosto de o fazer desde muito cedo. Lembro-me quando ainda era pequenita, e a casa de banho de casa dos meus pais ainda tinha o chão forrado a alcatifa (foi uma "daquelas" modas!). Eu levantava um dos cantinhos da alcatifa, e escondia lá debaixo os meus livros da Heidi! Assim já tinha leitura garantida quando ía à sanitinha. E estas coisas tinham mesmo que ser feitas às escondidas, porque numa casa onde moravam 7 pessoas, ninguém se podia dar ao luxo de demorar demasiado tempo na única casa de banho que existia. E desta forma eu entrava de mãos a abanar, e saia de igual forma.

Tive muita sorte no facto de a minha irmã também ter gostado de ler. O que quer dizer que, apesar dos 12 anos que nos separam, pude ler e apreciar coisas tão deliciosas como "Os Cinco", "As Gémeas", "O Colégio das 4 Torres" e a colecção "Mistério".

Ainda hoje adoro ler. Apesar de não o conseguir fazer com a frequencia com que desejaria, por dois motivos... tenho menos tempo (aqui a Mafalda é a grande culpada, hehehe!), e os livros continuam caríssimos. Tento comprar 1 a 2 livros por mês, mas quase 20 euros por cada é uma roubalheira! O que lhes vale é que tenho o "bichinho" tão entranhado, que não há volta a dar.

Gosto muito de ler para além dos policiais e thrillers "simples", aqueles que "metem" história. O Código da Vinci é um óptimo exemplo, assim como o "Mapa dos Ossos" (que levanta o véu sobre a célebre e extinta biblioteca de Alexandria), e mais recentemente o Mapa do Criador (que aborda a questão da Guerra Civil de Espanha, e da 2ª Guerra Mundial da perspectiva Italiana), e a Profecia Romanov, que aborda a delicada história da Rússia, da queda do czarismo e da ascenção e "governação" do comunismo. Tudo obviamente muito bem "entrelaçado" com aventuras alucinantes.

"Quem não recorda o passado está condenado a repeti-lo" (Jorge Santayana, A Vida da Razão)

Sem comentários: