segunda-feira, agosto 08, 2011

Culinária na TV - Carta (ou guerra) Aberta.

Tenho andado a matutar na ideia de que faz falta na oferta de programação da ZON, um canal exclusivamente culinário.

Sempre adorei ver este tipo de programas. Há uns anos atrás via uns fantásticos no People & Arts (o "Two Fat Ladies" por exemplo, ou outro de cujo nome não me lembro que era um um negro americano que só cozinhava churrascos*), ultimamente quem me enche as medidas (mas muito mal), é a Sic Mulher (e aquele "Chacal", não conta, *blargh* - não sei como aquele personagem conseguiu um programa de televisão?? Espero que não se lembrem de "re-passar" este).

Mas Jamie, Nigela ou Dahl... são programas que "devoro" avidamente (a parte mais engraçada é que sou um zero à esquerda na cozinha, mas isso não vem ao caso agora).

Também gostei imenso de ver o "Dias com Mafalda", que passava na Sic Notícias (e não só porque cheguei a estudar com a própria Mafalda, nos velhos tempos da ESAD).

Hoje em dia costumo ver o "Clube de Cozinheiros" do Porto Canal (gravo, e vemos à noite durante o jantar), mas aquele chef é um pouco "piadético" demais (e tem cá uma fixação por "massa quebrada"!)... já para não dizer que, ao contrário do que ele diz, as receitas (que saborosas até podem ser), de simples e práticas não têm nada (ou muito pouco, vá...).

Como tenho estado a pensar neste assunto, depois de explorar o site ZON, e de não haver nenhum email específico para a sugestão de canais, ou pedido de informações acerca dos mesmos, cheguei à conclusão que a via correcta para fazer o meu pedido / sugestão, era o fórum ZON.

Descobri que o mesmo pedido já tinha sido feito por vários clientes ZON (é sempre bom descobrirmos que não estamos sozinhos).

A um desses pedidos, responde assim um "assistente" ZON:

[i]"(...)nem sempre será possível agradar a todos os Clientes e incluir todos os Canais que são sugeridos por vários Clientes."[/i]

Achei isto de rir (ou de chorar, conforme).

Só de desporto temos para cima de 10 canais, incluindo golfe, pesca e até um canal de Poker (!)

UM canal de culinária - que me parece até muito menos específico do que alguns dos já citados, não cabe na oferta ZON?

Ah esperem... talvez MAIS um canal de desporto caiba, não? Um só para ciclismo, ou talvez um outro de xadrez... (isto claro, depois de um só para natação, outro de básquete, outro de tiro ao alvo, e tantos outros para cada desporto claro)

...talvez depois destes canais todos, possam então pensar num canalzito de culinária para os pobres (trengos) clientes que o vêm pedinchando há tanto tempo.... isto se os clientes entretanto não tiverem aberto os olhos, e debandado para outros operadores que ofereçam o que procuram (como a MEO ou a VODAFONE TV).

...é que se de um lado se paga, do outro dá-se dinheiro.

Era bom que os senhores da ZON se apercebessem disso.

----------

* andei, andei, andei, e descobri o nome do chef e do programa! Ainsley Harriott, era o nome dele, e o programa tinha o nome "Ainsley's Big Cook Out", e viajando pelo Canada, Mexico, Brasil, Argentina e Estados Unidos, cozinhava sempre fora de portas, e eram coisas d-e-l-i-c-i-o-s-a-s e muito práticas!

7 comentários:

Tita disse...

Sim, canais de desporto não faltam *boring*
Era mesmo uma boa ideia "investirem" em canais culinários =)
(mas olha, eu até acho piada ao Chacal, mas não à comida dele eheheh

anaaaatchim! disse...

eh Tita!!... eu não suporto o homem!! Acho que tem um ar tão... "sovadolinhas", porquinho, enfim... Detesto tanto o sujeito, que nunca vi sequer um programa do principio ao fim, só para veres o meu (elevado) nível de alergia ao dito-cujo ;)

Tita disse...

Acho piada é mesmo ao ar dele lolol
Mas digo-te q não comeria nada feito por ele, precisamente pelo "ar" =P

Quanto ao Jamie, acho-lhe imensa piada =D

anaaaatchim! disse...

Ah o Jamie é um autêntico "furacão", faz tudo parecer super simples e rápido. Apetece-me ir a correr para a cozinha para experimentar tudo =)

A Nigela também é muito fixe... a Dahl um pouco menos, mas é o que estão a passar no momento na Sic Mulher, e eu "como" ^_^

Tita disse...

A Nigela acho q nunca vi. A Dahl é uma moça loira? Se sim, vi ontem, mas não lhe achei mt piada e credo, a comida ontem não era nada apetecível

exo disse...

Boa tarde!
ja se lembra por acaso, ou alguem se lembra do nome do chef negro que fazia os churrascos no antigo people and arts?

anaaaatchim! disse...

Sim, Exophila Emporium, tal como adicionei no final do post, o Chef de que eu falava era o Ainsley Harriott :)