sexta-feira, junho 22, 2007

Mea culpa

Pois no outro dia, lá ía eu toda atarefada pela Travessa de Cedofeita acima, ao alfarrabista "Livraria Lumiére", quando de repente dei pela falta do pão de ló...

É verdade, a loja Margaridense fechou, e o queixo caiu-me alí mesmo. Era daquelas coisas que tinha como certas, e afinal...

Depois caí então em mim. Se calhar fechou por minha causa, e por causa de pessoas como eu, que gostavam, gostavam, mas raramente lá punham os pés... sinto-me culpada, e infinitamente triste.

Nunca mais lá irei buscar copinhos de geleia, ou cubinhos de marmelada...

A câmara devia fazer algo em relação a isto, digo eu, e se calhar em relação a tantos outros casos similares. Com certeza que a manutenção não ficaria assim tão cara, e os contribuintes tripeiros agradeciam, já que vêm o seu dinheiro tão mal gasto em milhentas outras coisas. Eu pelo menos agradecia.

Estas lojas não deviam fechar :( ...ainda que existam muitas pessoas como eu.

Agora a minha pipoquinha nunca a irá conhecer, e isso entristece-me a alma. Tenho-lhe comprado muita coisa "vintage" no ebay. Recordações da minha infância, que com toda a certeza ela virá a apreciar tanto como eu... mas a Margaridense não está à venda no ebay, esse pedaçinho da nossa e da minha história, desapareceu.

...e a culpa é minha também.

(Foto de L'Aurore )

(vejam aqui um pequeno vídeo sobre esta casa)

4 comentários:

anaaaatchim! disse...

O forno onde se coziam muitas das delícias desta casa, incluíndo o famoso pão-de-ló, era alimentado com carqueja, arbusto rasteiro que já não nasce nos montes perto do Porto, e que ultimamente, vinha de Castelo de Paiva ...mais para manter a tradição, segundo Elvira Silva,q ue diz ainda que "...as normas da CEE, as condições que impõem não permitem que se faça as coisas como antes", ao que Vítor Dias acrscenta que "...as pessoas gostam e aprovam o que é tradicional, a lei é que diz que é uma badalhoquice", genro de Elsa Santos, que durante mais de 30 anos deu seguimento ao negócio que vinha da bisavó.

Pelos vistos não foram só as pessoas como eu que "mataram" a Margaridense, mas também as leis...

Anónimo disse...

Infelizmente foram vários os motivos que "mataram" a Casa Margaridense:

- Rua com acesso difícil.
- A.S.A.E.
- Redução do número de clientes associados aos custos elevados para a manutenção da mesma.

Resta-me o consolo de saber que os antigos donos (entre 2001 e 2006) continuam a fabricar o pão de ló com a receita original em Valongo.

Adão Santos - adaoss@gmail.com

respigadores disse...

Provavelmente já sabes, mas a Casa Margaridense tornou-se uma casa de chá/bar bem bonito. É realmente pena ter fechado, mas os actuais proprietários mantiveram a traça original e continuam a vender o pão-de-ló fabricado pelos antigos donos ;) assim como marmelada, entre outras coisas.

anaaaatchim! disse...

Respigadores, não sabia!!! Este fim de semana sem falta já lá vou passar!!! Obrigada pela preciosa informação!!