terça-feira, março 30, 2010

Life on Mars (abc)

Já sabem que ultimamente ando meio "supositório", a actualizar aqui o estaminé, e este post vem confirmar isso mesmo. Acabei de ver na semana passada a série "Life on Mars", da ABC, e posso dizer-vos que foram 17 episódios vistos de fio a pavio, por vários factores:

- a acção tem lugar em 1973

- os actores - Jason O'Mara esteve óptimo no papel de protagonista, mas Harvey Keitel e Michael Imperioli estiveram imperdíveis, tornaram na minha opinião os seus personagens simplesmente inesquecíveis / memoráveis mesmo, para quem vê / viu a série

- a banda sonora - simplesmente genial, desde "Life on Mars" de David Bowie, passando por "Rocket Man" the Elton John, "Live and Let Die" de Paul McCartney and Wings, ou ainda o fantástico medley de Israel Kamakawiwo'ole de "Somewhere Over the Rainbow"

- já para não falar nos cenários, acessórios ou no guarda roupa.

Digo-vos desde já que há uns 4 episódios mais estranhos, mas no geral é uma série 5 estrelas. A história gira à volta de um polícia que sofre um acidente em 2008, e acorda em 1973, polícia na mesma de profissão, e a trabalhar na mesma esquadra de Nova Iorque (a 125). Durante os vários episódios não sabemos bem se o sijeito está em 1973 devido a um coma, se viajou no tempo, ou o que aconteceu - isso é-nos desvendado meio a correr no último episódio, mas esta foi para mim, definitivamente uma das melhores surpresas televisivas do ultimo ano... e digo mais... aqui está uma série que não me importava nadinha de ter em DVD =)

sábado, março 20, 2010

O Símbolo Perdido

A espera por este livro foi muuuuuito longa para todos os fãs, e o balanço final, apesar de definitivamente positivo, não se pode dizer que seja, na minha opinião, tão ... *xtarannnnn* como o Código DaVinci

Começando pelo início, e claro, como já estamos à espera de qualquer acontecimento que despolete toda a acção, ele pareceu-me um pouco previsível... não nos termos da história, nem dos porquês, mas o facto de o herói do costume (Lagdon), ser tão "anjinho" e começar uma jornada devido a um telefonema que tresanda desde logo a sarilhos =)

Pela parte que me toca, ouvi pela primeira vez "falar" da Ciência Noética, e parece-me muito fascinante (apesar de, parece-me, muito difícil de "provar").

Outro tema fascinante, é o da Franco-Maçonaria... Dan Brown sabe como suscitar a nossa curiosidade sem dúvida, a parte pior é mesmo separar o trigo do joio, a verdade da ficção... mas isso é trabalho nosso, pós leitura, certo? Afinal propomo-nos a ler um romance policial, e não um livro de história =)

Os anagramas e os segredos continuam presentes, e existe até um tesouro capaz de dotar quem o descobrir, de poderes sobre-naturais, isto tudo na cidade de Washington (que por muito que tentem, não é de perto tão interessante como Paris ou como o Vaticano, convenhamos...).

Ainda assim é um livro a ler, gosto da escrita fácil e fluída de Brown, e da maneira como expõe as controvérsias.

Para mim é ainda um livro a reler, principalmente e sobretudo antes de o filme estrear! (lá para 2012 - mais uma espera penosa...)

Parque Gorky

As minhas apreciações aos livros que vou lendo também estão (mais do que) em atraso... a parte pior é que alguns já li há "tanto" tempo que acabo por não conseguir fazer uma análise tão "fresca" como gostaria :)

Vou tentar não me esquecer de nenhum (apesar de no total não terem sido tantos como gostaria!!).

O A. ofereceu-me pelos meus anos o Parque Gorsky, de Martin Cruz Smith. Apesar de ter alguns anos, é um livro que achei bastante actual, até em termos de ritmo, e linhas gerais gostei mesmo bastante!

Apesar de girar à volta de um "velho tema" de confrontação Rússia - Estados Unidos, o tema dessa confrontação foi, pelo menos para mim, novo. Achei o livro muito surpreendente, e a páginas tantas o rumo muda completamente e parece que estamos a ler um novo livro... Também gostei de ler o retrato, que me parece fiel, da ex-URSS, e do facto de não cair no cliché de retratar os americanos os detentores da verdade ou de todas as virtudes.

Gostava conseguir arranjar o filme... É sempre interessante ver como é que fazem as adaptações ao grande ecrã, e esta ainda por cima foi bastante aclamada ao que parece. O filme é de 1983, e conta com William Hurt no principal papel.

Uma notícia ainda mais atrasada...

...e que remonta ao natal (!!), é a melhor prenda de natal que se pode dar, com apenas 13 Euros (para comprar um transformador novo)



O órgão era meu, e tem uns 16 ou 17 anos, estava em casa dos meus pais, e foi "resgatado" para o oferecermos à Mafaldocas no natal... a prenda foi um sucesso, e o orgão está sempre a postos cá em casa!

Notícias atrasadas



No aniversário a Mafalda recebeu do Búbú ou Afô, uma bicicleta *weeeeeeeeee*

Umas horinhas no domingo que seguiu, e a piolha já aprendeu a andar. Nos dias depois desse domingo, choveu tanto, de forma que para a piolha não "desaprender", ía dando umas voltinhas na garagem, quando chegávamos a casa. Agora ninguém a segura =)

Temos que lhe tirar uma foto, a andar de bicicleta, com rodinhas de apoio, e os seus 2 tótós... fica tão linda!!!

Ando ausente...

...e não é só por estas bandas!

Ando tão ausente de tudo que ontem fiquei "chocada" quando descobri que a "Livros do Brasil" estava à beira da falência... tantos, e tantos anos de bons livros policiais, irão acabar por aqui?

Era a prendinha sagrada, garantida, e tão em conta para todos os dias do Pai, e agora *puff* já só se encontram os "Vampiro de bolso" em livrarias mais antigas, ou em alfarrabistas... Fnacs, Bertrands, ou até hipermercados, esqueçam =(

Não posso deixar de me sentir um pouquinho triste...