quarta-feira, maio 27, 2009

Tinha eu uns 7 ou 8 anos



...quando o meu Padrinho me ofereceu esta preciosidade =)

Muitos "jornais" escrevi aqui, muitas "hisórias" comecei, muitos cartões de "clubes secretos"... enfim, com esta máquina de escrever sonhei imenso, e escrevi (mesmo) muito.

É uma Triumph Tippa alemã, cujo design ganhou prémios em Itália (1960) e na Alemanha (1962) pela sua excelência.

Guardo-a com um carinho que as palavras não chegam para descrever =)

terça-feira, maio 26, 2009

Ora aqui está...



O local onde agora trabalho =)

O papel encomendei no ebay e veio do Reino Unido, as tintas são Cin (as always), e o mobiliário é 70% Ikea (of course)

...a decoração é "minha", o mérito da obra é TODO do Helder =) (e do meu sogrinho que ajudou a colar o papel na horizontal - parece que foi um filme, e a colocar a alcatifa)

sexta-feira, maio 22, 2009

Anjos e Demónios



Pois é... andava tão ansiosinha por ver o filme, que se bem se lembram há cerca de 2 semanas, chamei a mim a tarefa de reler o livro, por forma a poder compará-lo melhor com o filme quando este estreasse =)

Não fui vê-lo no dia de estreia, mas fui vê-lo com o meu marido, na passada 2ª feira. É verdade... a 1ª vez que fomos juntos ao cinema desde que a Mafalda nasceu... há precisamente 2 anos e 3 meses!! (foi MUITO tempo!!! ...e pensar que quando namorávamos íamos ao cinema quase semana sim - semana sim)

A verdade é que achei o filme ainda mais distante do livro, do que tinha sido o Código Da Vinci... mas ainda assim, confesso que gostei. Como poderia não gostar? =) Aliás, tenho que o ir ver outra vez =)

Mas houve efectivamente várias alterações em relação ao livro, e para algumas das quais não consigo pura e simplesmente encontrar explicação (e olha o spoiler!!)

1. Alterar o grau de parentesco dos cientistas do CERN Leonardo e Vitória, de pai (adoptivo) e filha, para colaboradores (what the hell?? Leonardo desaparece e aparece um Silvano? Em que é que isso prejudicava a história?? Eu até acho que a tornava mais verosímil)

2. Não marcar o 1º corpo (o cientista do CERN) com o ferro "Illuminati"?? Se era esta uma das razões pelas quais o envolvimento deste grupo se tornava mais verosímil!

3. ELIMINAR a personagem do Maximiliam Kohler??? Uma das personagens que eu tinha mais curiosidade em ver no filme... DUUH!!! Aqui fiquei MESMO triste...

4. O Vaticano a chamar Robert Langdon, em oposição ao CERN o ter chamado - o que era muito mais.... sei lá... verosímil??? =)

5. Mudarem o NOME ao camerlengo?? Porque carga de água?? Carlo Ventresca não estava TÃO bem?? Muito melhor do que Patrick não?

6. O Comandante Olivetti um pró-Langdon?? Hahahaha!!! No livro era dos mais cépticos em relação ao professor, à cientista e à capacidade de destruição da anti-matéria...

7. Porque é que de ambas as vezes que vai aos arquivos secretos, Langdon é escoltado por um guarda suiço? No livro tal não acontece... (tal como ele não tem acesso a nenhuma arma para quebrar o vidro em busca do oxigénio para sobreviver, na 2ª visita)

8. O ultimo dos preferiti, safa-se? *pfffffffff* NÃO, NÃO, NÃO!

9. Mudarem o símbolo do ultimo ferro, do diamante perfeito Illuminatti, para 2 chaves invertidas? Mas porquê??

10. Eliminarem os 2 jornalistas da BBC... *humpf* Outra parte que eu gostei no livro, e que cortaram no filme...

11. Quando o Camerlengo "invade" o conclave, é precisamente com os jornalistas - eliminados no filme - para falar ao mundo inteiro, e não apenas para os cardeais como acontece no filme...

12. A aparição do camerlengo após a explosão da Anti-Matéria era suposto parecer-se mais com um milagre... e ele deveria "aterrar" longe da vista de todos, e aparecer "endeusado" na cúpula de S. Pedro, ao invés de cair de pára-quedas bem no meio da praça...

13. O móbil do Ashasin no filme ter sido o dinheiro, é bem mais fraco do que o móbil do mesmo personagem no livro, que é idealista.

Outras alterações há, que apesar de ter pena por existirem, tenho que compreender que tiveram que ser feitas, pois o filme é de pouco mais de 2 horas... Nomeadamente:

1. O facto de Langdon no filme, não ter ido com o camerlengo no Helicoptero, e de consequentemente não ter sido "traído" por este, e de não se ter conseguido salvar "milagrosamente" (esta parte do livro é talvez a mais difícil de engolir de todas, cá para mim... fizeram bem em retirá-la do filme)

2. O facto de não se explicar que o carmelengo é filho biológico do falecido Papa - apesar de ser um "drama" complicado de explicar no meio de todo o enredo, poderia no entanto ter trazido uma importante "luz" ao filme, pois foi o facto de ele pensar que o Papa - o homem que era seu mentor - tinha ido contra os votos de castidade, gerando um filho, que fez com que se decidisse a assassiná-lo (apesar de nessa altura ele não saber que o filho era ele próprio, nem que tinha sido gerado por inseminação artificial - ou seja pela mão da ciência, que tinha permitido ao Papa ser pai, sem quebrar os seus votos)

3. O facto de Vitoria não ter sido raptada pelo Ashashin, e de não ter sido salva por Langdon (seria mais um pesadelo em termos de gestão de tempo no filme, e não é absolutamente importante para a história - uma vez que o Ashashin morreu na mesma claro, hehehe)

4 . O facto de Vitoria e Langdon não se terem envolvido romanticamente... é que não houve pinta de química entre os dois, durante o filme inteiro. Adoro o Tom Hanks (apesar de me parecer que o Langdon do filme é mais arrogante do que o do livro), mas a Ayelet Zurer no papel de Vitoria... achei terrível... muito fraquinha mesmo!

Apesar de tudo isto, para mim, o balanço continua a ser positivo. Hei-de rever o filme (pelo menos uma vez mais no cinema, e não sei quantas vezes quando sair em DVD, lá para o natal!)

(e prontos... para quem não escreveu aqui durante tanto tempo, hoje não me "calava", heim??)

No dia dos anos do Papá...


Ainda pouco tinha passado das 20h, e o filme já era este...

A verdade é que já mesmo no final do jantar de aniversário, prenda do meu fantástico sogrinho, a piolha "virou o barco", "chamou o gregório", enfim... vomitou tudo o que tinha comido de tarde na creche, e as pouquíssimas colheres de sopa que tinha jantado =(

...até nisto é uma cachopa 5 estrelas... esperou pelo fim da festa para ficar mal disposta =)

(valeu à piolha a muda de roupa que anda sempre na mala do carro, e à mãmã da piolha valeu o facto de a mana ter levado uma camisola extra =))

Na creche...



Não sei se já contei por aqui, mas o primeiro dia de creche da Mafalda, há precisamente 3 semanas, foi fantástico... não a deixei lá o dia todo, claro, e quando a fui buscar ela nem queria vir embora... estava mesmo satisfeita =)

E nós, muito inocentes... "Ai que isto vai correr tão bem!!!"... pois *cof* =)

A partir do 2º dia, a coisa começou a deixar de ter piada... desde então e até hoje, de manhã quando a deixamos ficar é um berreiro que só visto... Mas depois parece que fica melhor. Sempre agarrada à fralda de pano, mas melhor... come bem, brinca, dança... e se nos primeiros tempos quando a íamos buscar já estava outra vez chorona, agora já está bem dispostinha!!

...agora é esperar pelo dia, em que o filme de manhã comece a ser menos dramático =)

Mas a coisa vai!! (tem que ir!!)

(a foto foi tirada nestes dias em que ela já está mais bem disposta quando a vamos buscar... eu bem queria tirar uma foto sem ela me ver, mas foi com o telemóvel, e aquilo é tão lento com pouca luz, que desde o momento em que carreguei no botão - e ela não me estava a ver - até ao momento que tirou finalmente a foto, a miúda já estava à minha frente *mad*)

Começando pelo fim...

Hoje foi uma sexta-feira negra para os nossos lados (e não foi sexta-feira 13...)

O lado mais negro foi agora no final... A piolha tem andado fanhosita, há 3 semanas... pingo no nariz e tal... finalmente começámos a dar-lhe um anti-estamínico a ver se ela acaba de vez com isso (pais maçaricos nem sabiam o que isso era, o que vale é que hoje foi dia de consulta de rotina, e viemos de lá mais "sábios").

Ou seja, a cachopita anda sempre com ranhoca no nariz... fora de casa limpamos como podemos (mal e porcamente claro, porque ela não sabe "fungar"), em casa, usamos e abusamos do aspirador nasal... de que ela claro, não é lá muito fã.

Depois do jantar fui abrindo caminho para o quarto - para a operação "aspiração nasal", e o pai e ela vieram a seguir... quando ela se apercebe para o que é, dá meia volta e pira-se... o que aconteceu nós não sabemos, só sei que depois ouvimos uma pancada, e ela a chorar... enfim, daquelas alturas em que nos cai o coração aos pés... Ficou com o nariz a sangrar :( Já não aspirei narizito nem nada, dei colinho, e ela depois de muitos espirros com ranhoca e sangue à mistura, adormeceu como um anjo (o dia também foi mau para ela).

Será que amanhã acorda com o nariz negro?

Espero que no fim de semana, e no início da semana as coisas melhorem...

Vá-de-retro!!

quarta-feira, maio 20, 2009

Já lá vão 37...



Tenho muitas coisas para por em dia aqui no blog, mas agora a trabalhar "fora de casa" como "gente grande" o tempo anda muito contadinho (mas confesso que ando com saudades disto)...

Não podia era deixar passar em branco o dia de hoje =)

A foto é dos anos da Mafalda, mas quem faz anos hoje é o papá! ...e já lá vão 37 *weeeeeeeeeeeee*

(é como o vinho do porto o meu maridão... está cada vez MELHOR)

sexta-feira, maio 08, 2009

Citações

"- Tenho setenta e dois anos. Não tenho tempo para esperar que os mandarins da Cúria considerem ou preparem o assunto. Receio que seja desse modo que as coisas são enterradas e esquecidas. Eu e o rabino já falámos. Vou ao ghetto na próxima semana, com ou sem o apoio da Cúria...ou até do meu secretário de Estado. A verdade, Eminência, libertar-nos-à.
- E você, o papa de rua do Veneto, pretende conhecer a verdade.
- Só Deus conhece a verdade, Marco, mas Tomás de Aquino escreveu a respeito de uma ignorância cultivada, uma ignoratia affectata. Uma falta de conhecimento voluntária designada para nos proteger do mal. É tempo de nos livrarmos da nossa ignoratia affectata. O Nosso Salvador disse que era a luz do mundo, mas aqui no Vaticano, vivemos na escuridão. Tenciono acender as luzes."

...............

"Durante os dezoito meses que se seguiram, a equipa de Shamron assassinou uma dúzia de membros do Setembro Negro. Pessoalmente, Gabriel matou seis destes. Quando tudo terminou, Benjamin regressou à sua carreira académica. Gabriel tentou voltar para Betsal'el e fazer o mesmo, mas a sua capacidade para pintar fora escorraçada pelos fantasmas dos homens que ele matara, e assim ele deixara Leah em Israel e mudara-se para Veneza para estudar restauração com Umberto Conti. Com os restauros, encontrara a cura. Conti, que nada sabia do passado de Gabriel, parecia compreender isso. A altas horas da noite, ía ao quarto de Gabriel, numa pensão decrépita e arrastava-o para as ruas de Veneza para verem arte. Uma noite, perante o enorme altar-mor de Ticiano na igreja dos Frari, Umberto agarrou Gabriel pelo braço.
- Um homem satisfeito consigo mesmo pode ser um restaurador mediano, mas não pode ser um grande restaurador. Só um homem com uma tela danificada que seja sua é, de facto, um grande restaurador. É um tema sobre o qual podes meditar. Um ritual. Um dia serás um grande restaurador. Melhor que eu. Tenho a certeza.
E embora Conti não o soubesse, Shamron dissera a Gabriel aquelas mesmas palavras, durante a noite antes de ele ter sido enviado a Roma para matar o seu primeiro palestiniano."

............................

" O velho parecia preocupado com a mão direita do doente, o que o pessoal de enfermagem achava estranho, já que os seus outros ferimentos eram muito mais graves. Foi chamado um radiologista. Foram tiradas radiografias. Um especialista ortopédico concluiu que a mão saíra do acidente extraordináriamente intacta, embora ele tivesse reparado numa cicatriz profunda entre o polegar e o indicador, um ferimento recente que nunca cicatrizara adequadamente."

in O Confessor de Gabriel Silva

quinta-feira, maio 07, 2009

79ª Feira do Livro do Porto

Fiquei surpreendida - se calhar porque não vejo os noticiários - mas este ano a feira do livro do Porto já não será no Pavilhão Rosa Mota =)

O evento vai realizar-se de 28 de Maio a 14 de Junho, em plena Avenida dos Aliados *weeeeeeeeee*

Em termos estéticos, parece que também vai haver novidades, pois o director do evento, Avelino Soares, diz que "Os novos pavilhões permitirão que a Feira funcione em termos de harmonia estética, como um todo, com uma envolvência em relação à cidade talvez nunca antes conseguida". I'm curious!!

Acima de tudo, espero MESMO é que os preços sejam de jeito, para as nossas parcas carteiras =)

quarta-feira, maio 06, 2009

Ui, que gira!!!



...a piolha descobriu os meus óculos "velhos"!

(e o Helder tirou-lhe as lentes claro ;))

e não é que...



sexta foi dia de casamento....

....e sábado também??

domingo estivemos "fechados para obras" =)

(...e a esta hora há quem esteja em Punta Cana, e na madeira.... *suspiro*)


Não tenho andado...

...lá muito "católica". A ver vamos o que o futuro me reserva!!