quarta-feira, junho 25, 2008

Uma Aventura no labirinto misterioso

Apesar de ontem ter sido feriado cá na terra (S. João), tive que dar um saltinho à Staples (que estava às moscas), e quando passei por um expositor da colecção "Uma Aventura" - já perto da caixa - não resisti a comprar os 2 ultimos volumes desta colecção - que até nova publicação tenho completa.

A seguir, como fui "obrigada" a uma espera um tanto longa no carro - enquanto o H. ía fazer umas coisas - peguei neste livro, e comecei a ler (a Mafalda estava entretida no banco de trás com outras brincadeiras).

Lido o livro (que depois continuei em casa ao final da tarde), não pude deixar de me sentir um pouco defraudada... primeiro, porque das 254 páginas, 100 são dedicadas ao habitual "concurso literário" (desta vez de 2006). Segundo, porque ao contrário do que é habitual, não notei nesta aventura a vertente pedagógica a que as autoras nos habituaram ao longo de tantos anos...

Fiquei um pouco desiludida... e diga-se de passagem que dar quase 5 euros por estes livros, em que ainda por cima mais de 1/3 não é "livro", me está a parecer um pouco carote.

9 comentários:

João Filipe Costa disse...

Foi um sentido de oportunidade fantástico! É pena eu não gostar deste tipo de livros, nunca me cativaram!

Ora dar 5€ por um livro que não é bem um livro, isso faz qualquer um sentir-se como tu. Mas o que é o "habitual concurso literário" - estou a ter umas "brancas"...

No entanto acho que consegues superar o trauma - não te esqueças que a colecção já tem cerca de 50 títulos (não é?). Às vezes é preciso algo para vender!

anaaaatchim! disse...

João, são mesmo 50 já :) Falta-me só ler o último, fa-lo-ei quando estiver para aí virada...

O concurso literário Uma Aventura, já existe quase há tanto tempo como a própria colecção (parece-me).

Tem várias categorias (tipo: crítica, texto original, desenho...), divididas por 4 graus de ensino. Os miúdos concorrem através das suas escolas, e os vencedores ganham livros para as escolas, e vêm os seus trabalhos publicados (lá está... nos próprios livros).

Já desfolhei o nr 50 por curiosidade, e nesse não vem publicado o concurso literário :D é só a aventura :)

João Filipe Costa disse...

Já me lembro de ter visto uma notícia sobre isso! Lembro-me também que na altura não gostei da ideia de estar tudo no livro, pensei que podiam ter feito apenas um livro para cada concurso! Mas pensando bem se calhar ninguém comprava?!

anaaaatchim! disse...

Sim... acho que ninguém comprava :) Mas ainda assim, não me agrada ter isso incluído no MEU livro LOL, apesar de compreender :)

Pedro disse...

Realmente, livros de "Uma Aventura" que parecem grossos acabam por ser "palha" para leitores que querem apreciar a aventura, que esse Concurso Literária é quase metade do livro! =(

De qualquer maneira, sobre esta aventura, o que cá ficou foi, principalmente, a ideia dos livros que inspiravam o assassino e o "duplo labirinto"... =X E lembro-me destas coisas porque li-o à pouco tempo!

De resto, não é dos livros mais inspiradores das escritoras, acho... e, como dizes, não explora um lado didáctico!
O n.º 50 foi, para mim, dos melhores ;)

Pedro disse...

P.S.: Vi que actualizaste (drasticamente) a wishlist! Vício... *assobio*

Como sabes, já li Thomas Gifford e gostei. Esse livro não li, mas sinto-me tentado. Dos outros, todos são de títulos sugestivos!

anaaaatchim! disse...

Pedro, é verdade... aumentei a minha lista de "a comprar" *oops*

Já nem estou a contar com pelo menos 2 que vou comprar agora em Junho no site da SdE (O Espião do Vaticano vol 1 e 2)...

Da lista, provavelmente o de Thomas Gifford, e o de Laura Lippman serão os próximos a adquirir... O 1º porque gostei bastante do Assassini, e o segundo porque para além de ter gostado bastante da sinopse, ganhou um prémio literário...

Os outros escolhi pelos títulos e sinopes...

A ver se me seguro, e não acrescento mais nenhum à lista... para a ir "desbastando" *lol*

flicka disse...

Gostei de visitar o teu blog, já o acrescentei na lista de blogs literários. :)

Nunca li nada desta colecção... mas gostava de experimentar... Alias, no meu tempo de adolescência, devorava "Os Cinco", "Os Sete", a colecção Mistério, a coleçcão do Hitchcock (sobre três jovens detectives), etc. Quais os números desta colecção que mais aconselhas?

anaaaatchim! disse...

Flicka, bem vinda!! Tudo o que mencionas tenho, e colecciono :)

Tenho 2 colecções dos Cinco (anos 60 e 70), dos Sete, a Colecção Mistério, a dos Cinco Descobridores e seu cão, a Segredo, e vários livros soltos - tudo de Enid Blyton :) (dos anos 60 aos 80).

Também tenho a colecção dos Três Investigadores que mencionas, para além da Patrícia, da Nancy Drew, dos Hardy, Cecília, Susy, Carlota...

Sou uma apaixonada por literatura juvenil, e colecciono quase compulsivamente :)

Quanto à colecção "Uma Aventura", para mim foi a 1ª portuguesa, e como tal é uma referência :) Os meus livros preferidos são:
- "Uma Aventura nas Férias da Páscoa",
- "Uma Aventura no Porto",
- "Uma Aventura entre o Douro e Minho",
- "Uma Aventura no Palácio da Pena"

...para só dizer alguns :) mas há vários outros de que gostei bastante também (Em Lisboa, No Deserto, No Supermercado...)

Desculpa o testamento, mas quando começo a falar destas coisas... *suspiro* :)