terça-feira, abril 08, 2008

Balanço

Está finalizada desde domingo a leitura d' "A Invenção de Leonardo" de Paul McAuley.

O balanço é positivo!

Somos transportados para uma Florença Renascentista alternativa à que realmente existiu... Uma Florença industrializada, que se rendeu às invenções de Leonardo da Vinci (o Grande Engenheiro), que ao invés de seguir a sua veia de pintor, seguiu a sua veia de artífice / cientista.

Confesso que demorei um pouco a habituar-me à história... tem partes muito descritivas, que por vezes tive que reler - por relatarem uma realidade desconhecida - para tentar ver com a maior clareza possível as aventuras (e desventuras) de Pasqualino, a personagem principal da obra.

Outra coisa que contribuiu para esta "demora", é que a acção apenas aparece no 4º capitulo... confesso que gosto mais de ser arrebatada no início de um livro - mas não posso negar que lá para as tantas, já não podia passar um dia sem ler nem que fossem 10 minutos, desta aventura renascentista!

Enfim... uma obra que rodasse à volta de Leonardo da Vinci, não poderia passar despercebida à minha pessoa, já que desde os 15 anos sou fascinada por este grande homem!

...e agora o que vou ler a seguir? "O Nome da Rosa", ou "A Mão de Rasputine"?... que dilema!

6 comentários:

Célia disse...

Vou já avisando... se escolheres "O Nome da Rosa", prepara-te! A leitura é bastante difícil e é preciso uma grande força de vontade para chegar ao fim. Pelo menos, foi o que achei... tendo em conta que acabei de o ler ontem ;)

Pedro disse...

Olha que, para quem dizia que o livro era demasiado calmo, parece que saíste de uma leitura gradável! =)

Tenho uns livros sobre Da Vinci na lista, o único problema é mesmo comprá-los... xD

Este livro não deixa de me parecer bom, talvez seja um a considerar...

Um grande abraço

P.S.: Seria demasiado rude se escolhesse... "A Mão de Rasputine"? =S É que gostava de ouvir uma opinião sobre ele, além de que "O Nome da Rosa" parece, segundo a opinião da Canochinha e da Cristina, um livro a pôr para segundo lugar... Mas tu escolhes! Gostos são gostos, eu apenas procuro ver e saber, acrescentar alguns livros à lista e ler! =D

anaaaatchim! disse...

Sabes, que entre uma leitura e outra, tenho sempre que deixa uns dias de "descanso"... Antigamente emendava uns livros com os outros, mas hoje sou mais calma (coisas da vida :D).

Então comecei precisamente ontem à noite a minha nova leitura, e foi mesmo "A mão de rasputine" que escolhi :) Por isso daqui a uns dias tens direito a uma opinião fresquinha :) (para já ainda vou muito no início, durant a semana nunca consigo ler muito...)

e olha... tem cuidado cm a tua lista... parece que ela cresce que se farta! :)

Pedro disse...

Por acaso, tento evitar pôr mais livros, mas...
Já esteve bem pequena, mas tive uma recaída e por isso acabei por enchê-la de novo! xD

anaaaatchim! disse...

A melhor maneira de não encher a lista é não visitar os sites das editoras...

Escusado será dizer, que sou fraca e não consigo lutar contra isso ;) LOL!

Por isso a minha lista é como a tua: GRANDE :/

Pena que por causa disso alguns livros tenham forçosamente que ficar de fora :(

Pedro disse...

Sim, esse é o problema das listas: há sempre aqueles livros que ficam de lado, "eternamente" à espera de serem comprados... =\

Sites de editoras, blogues, tudo acaba por contribuir! xDD E, tal como tu, se o livro me chama a atenção, sou fraco, é que é difícil! =D Gosto demasiado de ler, mas são "paixões apaixonantes".